domingo, 3 de maio de 2009

ESCOLA IDEAL - FOTOS DA VISITA DA AUTORA JUNTO AOS ALUNOS DO 1º GRAU


Prof. Eliane e a Diretora da Escola Ideal


Alunos do 1º grau, junto à Autora























Entrevista feita pelos alunos do primeiro grau



1-Quem deu essa idéia de criar este livro? (pergunta do Caio)

- Escrever um livro era um sonho, um desejo, um ideal que nasceu dentro de mim quando eu tinha a idade de vocês e ainda morava na Itália, eu me lembro que comecei fazendo redações mais longas, cada vez maiores que pareciam pequenas estórias. Depois meus pais decidiram mudar-se para o Brasil e aqui eu continuei tentando,estudei bastante a língua portuguesa e li muito pois lendo se aprende. Aquilo que estou tentando dizer é que não basta termos um sonho, um desejo bom, precisamos também nos esforçar bastante para transformar este sonho em realidade, temos que entrar em ação,” arregaçar as mangas”. A maioria dos grandes sonhos nascem nos corações das crianças mas , infelizmente , muitas delas abandonam seus sonhos pelos caminhos da vida.Vocês nunca podem fazer isto crianças, pois um desejo bom, um sonho bom, é o maior tesouro que temos e podem ter certeza que todos vocês tem grandes sonhos nos seus corações mesmo que alguns de vocês ainda não descobriram isto.Quem ainda não o descobriu basta parar um pouco e ouvir o próprio coração que o seu sonho está lá dentro esperando ser descoberto pois Deus nos deu esta vida tão preciosa em um mundo tão maravilhoso, não para que ficássemos aqui apenas comendo, bebendo , dormindo e brincando; todos nós temos uma missão a cumprir neste mundo, em agradecimento à vida linda que Deus nos deu.


2-Qual foi o seu objetivo com o livro?(pergunta da Valeria, Larissa e outros que não colocaram o nome)

- Antes, gostaria de dizer que tentei várias vezes escrever um livro mas não ficava bom.Escrevi também muitas poesias porém isto não me deixava feliz e satisfeita.Alguma coisa importante estava faltando mas por muitos anos eu não sabia o que era.Enquanto o meu sonho era somente ser uma escritora famosa, ganhar dinheiro e fama , ele não ia para a frente; claro, faltava um ingrediente fundamental que descobri já aos 40 anos, nos ensinamentos do Dr. Keppe, que é um cientista e filósofo brasileiro criador da Trilogia Analítica.Nos ensinamentos dele encontrei o ingrediente que faltava no meu sonho que é o seguinte:
Para sermos felizes de verdade e nos sentirmos satisfeitos temos que fazer alguma coisa boa para a sociedade, temos que ser úteis, ajudar os outros com o nosso trabalho. Não podemos pensar somente em nós mesmos. Se todos agirmos assim, o mundo vai melhorar.Quando descobri a Trilogia o meu sonho ficou completo pois desejei escrever algo que ajudasse as pessoas e então consegui escrever o Tido.Decidi escrever para as crianças pois, está nas mãos das crianças desinvertidas, conscientizadas dos seus defeitos, e erros e conhecedoras das suas qualidades, a esperança de um futuro melhor para o mundo em que vivemos.Atualmente o planeta terra sofre muito com a poluição, guerras, destruição das matas etc...Nós podemos fazer a diferença ajudando o planeta, fazendo a nossa parte!

3-
Você já fez outros livros além do Tido?

Tenho prontos mais dois livros, um para crianças sobre o meio ambiente, sobre a preservação da natureza e outro para adolescentes alertando sobre o problema das drogas e estou escrevendo mais um. Espero poder publicá-los em breve.
4-Qual o livro que você escreveu que você mais gostou?
Com certeza foi o Tido pois muito embora eu tenha mais dois livros prontos, escolhi publicar primeiro este.
5-Qual foi o seu desenho favorito? (pergunta do Igor)
Quem fez os desenhos foi o Davi Constantino Cardoso, um jovem de dezoito anos que também está realizando o seu sonho sendo ilustrador. Os meus desenhos favoritos são os do Tido, estudando, ajudando os outros, cuidando da praça, ou seja, depois que ele se desinverteu e começou a agir no bem.
6-Como você se sente quando está escrevendo um livro?(pergunta do Matheus)
Olha eu devo dizer uma coisa para vocês: enquanto eu escrevia qualquer coisa sem me preocupar em passar boas mensagens e ensinamentos, não sentia nada de especial.Isto foi na primeira fase da minha vida, mas quando comecei a escrever querendo do fundo do meu coração passar os ensinamentos bons que eu aprendi com o Dr. Keppe aí sim comecei a me sentir muito bem escrevendo pois comecei a escrever com a função de ajudar os outros, de dar a minha pequena contribuição para melhorar o mundo.
E CADA UM DE VOCÊS SE ESFORÇANDO PARA REALIZAR O PRÓPRIO SONHO, UM DESEJO BOM MESMO ENFRENTANDO DIFICULDADES PARA ALCANÇÁ-LO ,PODERÁ TAMBÉM CONTRIBUIR PARA MELHORAR O MUNDO E COM CERTEZA VAI SE SENTIR MUITO FELIZ!!!

3 comentários:

  1. Parabéns Cris, após muito esforço ver seu trabalho dando frutos é muito gratificante!
    Marlene

    ResponderExcluir
  2. TIDO O INVERTIDO

    Tido é um moleque serelepe
    Joga papel na praça
    E acha a escola sem graça
    Ama quebrar vidraça
    E fazer arruaça
    Briga com todo mundo
    E vive imundo
    Falta na escola
    E gosta de fazer cola
    Se acha o tal
    Mas só age mal
    Se acha o maioral
    Mas tem medo da chamada oral
    Pois não sabe nada
    Nem mesmo a tabuada
    Sente uma grande satisfação
    Em dizer sempre não
    Os pais, irmãos e professores
    Mostram seus defeitos
    Mas ele se vê perfeito
    E acha que leva vantagem
    Com toda esta malandragem
    Não gosta de ninguém
    Olha todos com desdém
    Ele é muito invejoso
    Pois não quer ser bondoso
    E acha que é esperteza
    Viver na “moleza”
    Por causa da sua inversão
    Vive na contramão
    Dizendo sempre não
    À voz do coração
    Mas a cada dia que passa
    Acha sua vida mais sem graça
    Nada para fazer
    Não lhe dá mais prazer
    Não consegue mais sorrir
    Nem mesmo dormir
    Seu coração está cada vez mais pesado
    E ele se sente cansado
    Sem energia
    Até mesmo para as suas folias
    Um dia porém Tido
    Só, mas intrometido
    Ouve um barulho na praça
    E achando que é confusão
    Corre para lá cheio de emoção
    Mas lá está o Zinho
    Que é o seu vizinho
    Fazendo um mutirão
    Com uma multidão
    Para limpar a praça
    Que está suja e sem graça
    A grama toda pisada
    Papel pela calçada
    Flores arrancadas
    Árvores riscadas
    Vendo a alegria
    Tido se contagia
    Mas fica de lado
    Todo desconfiado
    Zinho que aceita o amor
    Ouve o seu interior
    E trabalha com felicidade
    Para salvar a cidade
    Mas quando ele olha de lado
    Vê o Tido isolado e parado
    E fica preocupado
    Mas sem pensar demais
    Chama o Tido:-Hei! Amigo
    Venha trabalhar comigo
    Preciso da sua colaboração
    Para fazer esta boa ação
    Ponha a mão na massa
    E ajude esta praça
    Que nos dá tudo de graça
    A sua sombra e o seu frescor
    Nos protegem do calor
    As sua flores coloridas
    Enfeitam nossas vidas
    Tido com hesitação
    Entra no mutirão
    Para dar uma mão
    E no seu coração sente uma leveza
    No lugar da tristeza e pensa:
    “Nossa è muito melhor salvar a praça
    do que quebrar uma vidraça”
    Pela primeira vez Tido
    Age com sensatez
    Reencontra o amor
    Que está no seu interior
    Começa a limpar e plantar
    Ao invés de sujar e arruinar
    E quanto mais faz o bem
    Mais saúde e felicidade tem
    Se sentiu muito arrependido
    Pelo tempo perdido
    Mas nunca é tarde
    Para reencontrar a bondade
    Todos nós temos esta oportunidade
    Maria Cristina Mori

    ResponderExcluir